+55 (11) 95619-7592
+55 (11) 3258-4893

Qual é o seu Desafio Estratégico?

qual-seu-desafio-estrategico

Hoje, ao final do terceiro dia de Leading Strategically (LS), aqui no Campus do CCL- Center for Creative Leadership, na cidade de Colorado Springs-CO-USA, resolvi me impor um desafio: subir até o topo do Monte Manitou, localizado na cadeia de montanhas que se avista atrás da foto de minha turma de LS postada com este artigo. A subida em duas rampas, a ultima das quais bastante inclinada, significa partir da altitude de 6650 pés (2.000 mts aproximadamente) e chegar até o topo do monte na altitude de 7250 pés (2.200 mts aproximadamente) em distância horizontal de aproximadamente uma milha (1,6 kms aproximadamente).

Como se tratava de terreno desconhecido e em local de mais baixo nível de oxigenação, se comparado com cidades de menor altitude, o que me trazia certo nível de ansiedade, resolvi primeiro fazer apenas um ensaio como parte de uma estratégia que já se desenhava em minha cabeça.

Já no inicio da subida, pensava que a vida é plena de desafios, e que felizes somos todos nós que não fugimos daqueles que é nossa obrigação enfrentar, e, mais que isto, escolhemos aqueles que realmente nos pertencem. Ocorria-me que sem isto não crescemos, e corremos o risco de nos deixar engolir por processos entrópicos. As palavras mais presentes eram desafio e estratégia, e logo comecei fazer estas reflexões em torno de desafios estratégicos.

Mudar de maneira consciente é sair de um patamar ou estado de coisas que se tornou obsoleto, e já não nos serve mais por ineficaz, para outro almejado que se configura como ideal. Mudar de maneira consciente significa querer mudar e desejar genuinamente que a mudança tenha sucesso, visto que obstáculos terão que ser vencidos. Para que se amplie a chance de sucesso, é necessário que se tenha uma estratégia.

Estratégia é uma maneira pensada e escolhida como a que se apresenta com a melhor chance de sucesso para a mudança que se almeja fazer acontecer.
Seu desafio estratégico, pessoal ou profissional, é sua principal questão ou problema a superar. Se encarado e vencido, maximizará a sua eficácia como um todo, por ser um ponto de alavancagem. É a tarefa à mão que pede estruturação e realização no tempo mais breve. Ele normalmente apresenta as seguintes características:

• É de grande importância para a você, visto que lhe impacta a vida de maneira significativa, a seu grupo e ou sua organização;

• Envolve outros que fazem investimentos importantes nos resultados, ou que dependem e ou serão impactados por eles, como sua família, por exemplo;

• Já persiste por um tempo significativo, ou apresenta grande probabilidade de assim ser;

• Requer mudanças de valores, crenças, premissas e ou comportamentos para você e envolvidos.

Exemplos da vida pessoal: adotar um novo estilo de vida para melhorar a saúde deteriorada; melhorar um relacionamento e ou encerrá-lo, e outros.

Na vida profissional, com grande impacto pessoal, o tema relevante sempre presente para muitos da melhor definição dos rumos da carreira: mudar de posto, mudar de área, mudar de empresa, e, mais radicalmente, mudar de profissão.

Na vida organizacional: aumento significativo da produtividade do departamento; redução de custos sem perda de qualidade e produção; melhora dos resultados de segurança na direção da construção de um ambiente livre de acidentes; melhora do clima organizacional, e outros.

À medida que subia, logo percebi que a falta de ar me ocorria com muito maior frequência, e logo conclui que o meu desafio estratégico para aquela subida era vencer o seu trecho de maior inclinação, dai o nome de “inclined”, como é conhecida aqui em Colorado Springs.

Utilizo esta subida da Montanha Manitou como metáfora das diversas escaladas que temos que fazer na vida, elas mesmas representando desafios estratégicos e serem vencidos, e, dentro delas, contendo outros mais prementes, e de um nível maior de dificuldade, escadas para o nosso crescimento.

Ter consciência de nossos desafios estratégicos, no momento presente e no porvir projetado é parte inarredável do processo de se desenhar uma estratégia de maior chance de sucesso, na vida pessoal, na profissional e nas organizações onde operamos.

Qual é o seu desafio estratégico do momento? Vai encarar?

Colorado Springs- USA, 22 de julho de 2015

Joel Câmara
Diretor da CoaChange42.
Performance Executive Coach pela PCI- Performance Consultants International (London- UK) e Associate Certified Coach pelo ICF-International Coach Federation .
Foi Plant Manager das duas fábricas de aluminio da ALCOA no Brasil, e diretor industrial e presidente da Hydro Alunorte.
Escreveu o livro “Conduzindo a própria mudança”.

Participe interagindo com seus comentários no espaço abaixo

2 comentários

Muito bom! desafios só terão resultados se forem acompanhados de estratégia. Parabéns por continuar desafiando-se Joel!

Joel, bom dia, desafiante artigo!
Para os que desejam escalar tomar as rédeas da vida pessoal e profissional, é necessário se desafiar.

Responder


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.